Cada vez mais as empresas estão preocupadas com os impactos ambientais de suas produções. Não basta oferecer qualidade. Apresentar móveis sustentáveis para os consumidores e criar iniciativas ecológicas é essencial para oferecer mais cuidado ao meio ambiente.
Móveis planejados com MDF e MDP
Uma das grandes soluções utilizadas em móveis planejados é o uso do MDF (Fibras de Média Densidade) e MDP (Partículas de Média Densidade). Estes materiais são produzidos com madeira de reflorestamento e portanto, evita a extração de madeira clandestina e o desmatamento de florestas nativas.
Por exemplo, o MDF permite a produção de móveis sustentáveis e também mantém a alta qualidade do produto final, como as peças Laca que passam pelo processo de usinagem.
Móveis planejados com madeira certificada
A madeira é a matéria-prima para a produção de chapas de MDP e MDF, utilizadas na fabricação de móveis planejados e uma das grandes soluções para diminuir os danos ao meio ambiente é o uso de madeira certificada. A procedência do material é essencial para garantir a sustentabilidade da produção.
Atualmente, o FSC (Conselho de Manejo Florestal) certifica as chapas utilizadas na fabricação dos móveis levando em consideração as condições sociais e ecológicas. A organização é não governamental e atua em mais de 80 países, como o Brasil, Alemanha e México.
É o único sistema de certificação florestal que garante a sustentabilidade não só na matéria-prima, mas também nas relações de trabalho, grupos sociais e econômicos. Toda a cadeia produtiva é acompanhada por certificadoras independentes, selecionadas para avaliar se há cumprimento das normas e padrões socioambientais.
O FSC agrega valor ao produto e incentiva o consumo responsável, já que combate o desmatamento, contribui para o uso responsável dos recursos florestais, respeita os direitos trabalhistas e civis.
Desta forma, o consumidor tem a garantia de que os móveis planejados da Dimare são fabricados com consciência dos recursos naturais, respeitando os trabalhadores em todas as etapas do processo e as comunidades no entorno dos locais de extração.
Reaproveitamento de resíduos
Para reduzir o impacto ambiental, utilizamos tecnologia de ponta na produção com o objetivo de aproveitar ao máximo a matéria-prima. Os resíduos gerados na produção dos móveis planejados da Dimare são recolhidos e reaproveitados por outras empresas de reciclagem, ajudando na preservação de recursos materiais e evitando o desperdício de materiais.
Sistema de exaustão
Para resultar em alta qualidade e acabamentos impecáveis, diversos materiais são utilizados na produção. Portanto, a utilização de um sistema de exaustão industrial tem grande importância na minimização do impacto ambiental.
O sistema realiza a purificação do ar, evitando a poluição dentro ou fora da fábrica. Desta forma, o filtro promove um ambiente seguro para os trabalhadores e também para a comunidade no entorno da fábrica.
Práticas ecológicas
Seguir à risca a legislação ambiental e promover ações de conscientização, como incentivar a coleta seletiva da fábrica e dos setores administrativos, é um compromisso da Dimare para a produção de móveis sustentáveis.
A responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente são práticas constantes de cuidado com o planeta. A Dimare sempre otimiza os processos de produção e faz uso de materiais sustentáveis para móveis que minimizam o impacto ambiental.
Além disso, a alta qualidade dos materiais e qualificação dos colaboradores resultam em móveis planejados com maior durabilidade e melhor custo-benefício. Também disponibilizamos dicas de manutenção e conservação dos móveis para prolongar ainda mais a vida útil do mobiliário.
Visite o site da loja para encontrar soluções inteligentes de móveis planejados. Acesse!