BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Tudo sobre móveis sustentáveis


Tendências 05 June 2019

Cada vez mais as empresas estão preocupadas com os impactos ambientais de suas produções. Não basta oferecer qualidade. Apresentar móveis sustentáveis para os consumidores e criar iniciativas ecológicas é essencial para oferecer mais cuidado ao meio ambiente. 

Móveis planejados com MDF e MDP

Uma das grandes soluções utilizadas em móveis planejados é o uso do MDF (Fibras de Média Densidade) e MDP (Partículas de Média Densidade). Estes materiais são produzidos com madeira de reflorestamento e portanto, evita a extração de madeira clandestina e o desmatamento de florestas nativas.

Por exemplo, o MDF permite a produção de móveis sustentáveis e também mantém a alta qualidade do produto final, como as peças Laca que passam pelo processo de usinagem. 

Móveis planejados com madeira certificada

A madeira é a matéria-prima para a produção de chapas de MDP e MDF, utilizadas na fabricação de móveis planejados e uma das grandes soluções para diminuir os danos ao meio ambiente é o uso de madeira certificada. A procedência do material é essencial para garantir a sustentabilidade da produção. 

Atualmente, o FSC (Conselho de Manejo Florestal) certifica as chapas utilizadas na fabricação dos móveis levando em consideração as condições sociais e ecológicas.  A organização é não governamental e atua em mais de 80 países, como o Brasil, Alemanha e México. 

É o único sistema de certificação florestal que garante a sustentabilidade não só na matéria-prima, mas também nas relações de trabalho, grupos sociais e econômicos. Toda a cadeia produtiva é acompanhada por certificadoras independentes, selecionadas para avaliar se há cumprimento das normas e padrões socioambientais.

O FSC agrega valor ao produto e incentiva o consumo responsável, já que combate o desmatamento, contribui para o uso responsável dos recursos florestais, respeita os direitos trabalhistas e civis.

Desta forma, o consumidor tem a garantia de que os móveis planejados da Dimare são fabricados com consciência dos recursos naturais, respeitando os trabalhadores em todas as etapas do processo e as comunidades no entorno dos locais de extração.

Reaproveitamento de resíduos

Para reduzir o impacto ambiental, utilizamos tecnologia de ponta na produção com o objetivo de aproveitar ao máximo a matéria-prima. Os resíduos gerados na produção dos móveis planejados da Dimare são recolhidos e reaproveitados por outras empresas de reciclagem, ajudando na preservação de recursos materiais e evitando o desperdício de materiais. 

Sistema de exaustão

Para resultar em alta qualidade e acabamentos impecáveis, diversos materiais são utilizados na produção. Portanto, a utilização de um sistema de exaustão industrial tem grande importância na minimização do impacto ambiental

O sistema realiza a purificação do ar, evitando a poluição dentro ou fora da fábrica. Desta forma, o filtro promove um ambiente seguro para os trabalhadores e também para a comunidade no entorno da fábrica.

Práticas ecológicas

Seguir à risca a  legislação ambiental e promover ações de conscientização, como incentivar a coleta seletiva da fábrica e dos setores administrativos, é um compromisso da Dimare para a produção de móveis sustentáveis.

A responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente são práticas constantes de cuidado com o planeta. A Dimare sempre otimiza os processos de produção e faz uso de materiais sustentáveis para móveis que minimizam o impacto ambiental.

Além disso, a alta qualidade dos materiais e qualificação dos colaboradores resultam em móveis planejados com maior durabilidade e melhor custo-benefício. Também disponibilizamos dicas de manutenção e conservação dos móveis para prolongar ainda mais a vida útil do mobiliário. 

Visite o site da loja para encontrar soluções inteligentes de móveis planejados. Acesse!


  • Compartilhe: