Em alta nos últimos anos, o estilo escandinavo têm se mostrado uma alternativa fácil e prática para tornar qualquer ambiente digno de capa de revista! Com uma sofisticação aconchegante e despretensiosa, a decoração escandinava tem tudo para trazer uma elegância atemporal para seu ambiente.
Confira as principais características e a filosofia por trás deste estilo e apaixone-se!
Origem e filosofia
A Escandinávia é uma região histórica da Europa Setentrional que abrange geograficamente e culturalmente a Dinamarca, a Suécia, Noruega, Finlândia, Ilhas Feroé e Islândia. Com a história dos povos vikings e sua mitologia muito rica, a região sempre despertou o interesse e serviu de inspiração para produções literárias e cinematográficas.
Na era moderna, as nações escandinavas também carregam uma grande fama pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a ótima qualidade de vida e no geral o estado de bem estar social que a população desses países mantém. Com tanta prosperidade, o comportamento, o modo de viver, construir e decorar escandinavo também passou a chamar a atenção de todo o mundo.
As regiões montanhosas e clima muito frio construíram uma cultura de valorização do lar como um verdadeiro ninho de aconchego e conforto, com a função dupla de morar e receber amigos - já que devido às baixas temperaturas as pessoas têm o costume de preferir festas e reuniões em casa ao invés de bares e restaurantes.
Esse comportamento é tão enraizado na essência escandinava que, ao longo do tempo, transformou a decoração e composição desses ambientes como um estilo típico da região - e logo conquistou o mundo!
A essência do estilo
Todo voltado para facilitar a vida cotidiana, trazendo mais conforto e aconchego, o design escandinavo prioriza 3 características essenciais:
Iluminação
Recebendo apenas entre 5 a 6 horas de luz por dia durante os meses de inverno, a iluminação é parte fundamental para compor os ambientes, de forma que todo o planejamento irá partir do princípio de aproveitamento da luz natural.
Minimalismo
Seguindo a filosofia de prezar mais pela qualidade do que pela quantidade, o design escandinavo é reconhecidamente minimalista. Prezando por linhas retilíneas, móveis de materiais resistentes e duráveis, além de poucos objetos de decoração, para deixar os ambientes livres e bem aproveitados.
Hygge
É comum relacionar a falta de sol e clima frio com alterações negativas do humor, sentimentos de tristeza e até mesmo solidão. Com isso é natural nos perguntarmos: como os moradores de uma das regiões mais frias do mundo conseguem manter níveis de felicidade internacionalmente reconhecidos como um dos mais altos do mundo?
Uma das razões pode ser a importância que o conceito centenário de “hygge” tem para o povo nórdico. Apesar de não ter uma tradução exata para o português, o conceito nada mais é que uma ação para seu lazer, conforto e diversão que, devido às condições climáticas da região, costumam ser realizadas dentro do espaço domiciliar.
Dessa forma, quando se fala em compor o espaço residencial de acordo com a filosofia escandinava, estamos falando em incorporar lazer, conforto e relaxamento para esse espaço.
Materiais e elementos característicos
Madeira
Paleta de cores suaves e/ou neutras
Toques rústicos
Iluminação caprichada
Você gosta desse estilo? Ele é uma das inspirações do projeto do arquiteto Gustavo Martins para a CASACOR São Paulo, que irá ocorrer entre 21 de setembro a 15 de novembro. Seu ambiente, CASA Å LEVE conta com o patrocínio e apoio da Dimare Planejados! Confira mais detalhes sobre o projeto em nosso destaque do instagram.