A adega planejada permite o melhor armazenamento do vinho oferecendo condições ideais de temperatura, umidade e iluminação adequadas. Por consequência, o aroma e sabor da bebida são conservados por mais tempo.
Para os enófilos, a adega climatizada oferece o espaço perfeito para organizar coleções e vinhos de guarda (aqueles armazenados por um longo período de tempo). Além disso, esse tipo de mobiliário também acrescenta mais sofisticação e requinte para o ambiente.
A tendência de personalização de ambientes e exclusividade é cada vez maior, fazendo com que as adegas planejadas residenciais sejam cada vez mais comuns. Mas para a execução desses projetos, é necessário prestar atenção em alguns detalhes importantes, como a iluminação e o design adequado.
Pensando nisso, selecionamos 6 dicas essenciais para a adega de vinho climatizada, confira:
Local de instalação
Ao escolher o local para a adega planejada, é preciso levar em consideração a temperatura e luminosidade do local. Evite instalar em locais quentes, com incidência de sol ou perto do fogão, por exemplo.
Grandes residências podem disponibilizar até um cômodo inteiro para o armazenamento de vinhos, permitindo mais versatilidade para o projeto e maior espaço para a criatividade do arquiteto.
No entanto, imóveis com pouca metragem são cada vez mais comuns no mercado imobiliário. Por isso, a instalação de adegas planejadas residenciais passaram a ser realizadas embaixo de escadas, nas paredes da sala ou até mesmo na cozinha.
Nestes casos, o projeto precisa aproveitar ao máximo o espaço disponível, optando até mesmo por uma adega de canto planejada ou embutida em algum armário da cozinha.
Tamanho
A quantidade de vinhos que se deseja armazenar deve ser compatível com o espaço disponível para a instalação da adega planejada. A distância recomendada entre os vinhos deve ser de 10 centímetros e as garrafas precisam ficar na posição horizontal para que o líquido mantenha a rola úmida.
Design da adega planejada
Os modelos mais tradicionais são aqueles em formato de favos de madeira (imitando a disposição de uma colméia), já que este tipo de design permite melhor aproveitamento do espaço disponível.
Ao projetar a adega climatizada, deve-se ter em mente que os vinhos tintos possuem maior variedade de tipo e estilo, logo, são os que ocupam maior espaço. Eles também são os mais comuns para o armazenamento de longo período, sendo que alguns vinhos possuem tempo de guarda de até 30 anos.
Lembre-se também de reservar espaço para armazenamento de saca rolhas, decanters, cortador de cápsulas, corta-gotas e taças de modelos variados.
Temperatura
A temperatura interfere diretamente no aroma e sabor do vinho, por isso deve ser controlada. Sem contar que a oscilação de temperatura provoca mudanças na pressão interna da garrafa, fazendo com que a rolha da garrafa seja empurrada para fora, gerando acidentes, bagunça e perda do líquido.
A adega planejada deve manter os vinhos em temperaturas entre 12º e 16Cº e com umidade do ar entre 50% a 80%.
Umidade
Outro fator importante é a umidade do ar. Caso haja umidade demais, a rolha pode criar fungos, já que é feita de cortiça. No entanto, quando há pouca umidade, a rolha fica seca e pode rachar, possibilitando que o oxigênio entre na garrafa e oxide o vinho.
A vedação e a escolha de móveis de alta qualidade já são suficientes para promover um ambiente adequado para o armazenamento do vinho.
Iluminação
Por último, mas não menos importante, preste atenção na iluminação do local da adega planejada. A grande incidência de luminosidade provoca o envelhecimento prematuro dos vinhos. A influência da luz é tão importante que até mesmo as garrafas de vinhos são produzidas com vidros escuros.
Como nem sempre é possível instalar a adega climatizada em um ambiente com iluminação adequada, acrescente em seu projeto portas de vidros escuros que protejam as garrafas da luz.
Projetar adegas planejadas residenciais não é uma tarefa fácil, mas seguindo as dicas da Dimare, o resultado será um sucesso! você poderá garantir ao seu cliente um trabalho de alta qualidade. Aqui, você encontra diversas opções de cores e acabamentos que tornam o seu projeto exclusivo. Além disso, os móveis planejados da Dimare são produzidos com tecnologia européia e matéria prima certificada. Entre agora mesmo em nosso site para saber mais, clique aqui.
Você também pode gostar de “Cores de móveis: como combinar?”.