Pular para o conteúdo

Lavanderia pequena: dicas para planejar a sua

Cômodos pequenos geralmente precisam de uma atenção maior na hora de planejar os móveis e sua distribuição no ambiente. As lavanderias por si só costumam ser menores que os demais cômodos, ainda mais se você morar em um apartamento. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas para você planejar a sua lavanderia para deixá-la funcional e com um espaço bem aproveitado, confira!

Que tipos de móveis escolher?

Antes de mais nada você precisa escolher quais tipos de móveis você quer para a composição do ambiente, prontos ou planejados? Para espaços menores o recomendado é optar por móveis planejados, já que eles serão feitos sob medida para o seu espaço. Caso você já possua móveis prontos, faça uma seleção e busque ficar com essencial e com os menores, para garantir que o espaço não fique poluído com vários móveis sem muita utilização. 

Cor

Já falamos aqui no blog sobre como as cores possuem um papel gigante na construção de um ambiente. Isso porque elas transmitem percepções diferentes de acordo com cada tom. Para espaços pequenos, recomenda-se que tanto as paredes quanto os móveis sejam de cores claras. A cor clara transmite a sensação de amplitude para o ambiente. Invista em tons como branco, creme e cinza claro.

Divisórias

Geralmente, a lavanderia costuma ser próxima da cozinha, dividindo parede. Para uma otimização do espaço, é interessante apostar em portas de correr, que diferentes das normais, ocupam menos espaço na hora de abrir e fechar, assim ocupará menos espaço tanto da lavanderia quanto da cozinha .

Iluminação

Assim como as cores, a iluminação também deve ser levada em consideração na hora de planejar um ambiente. Isso porque quanto mais escuro o local for, mais a sensação de lugar pequeno e fechado ele trará. Sem falar também que a lavanderia precisa ser um local arejado e com uma boa iluminação. Por isso, procure móveis mais baixos que não tampem as janelas e permitam que a luz entre, assim o ambiente parecerá mais amplo.

Esperamos que com essas dicas sua lavanderia seja ainda mais otimizada e funcional. O segredo é planejar tudo antes, para que fique do jeitinho que você deseja. 

A Dimare é especialista em móveis planejados e seus projetos são aplicados em qualquer cômodo, independente do tamanho. Acesse nosso site e venha fazer uma cotação agora mesmo.