BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Escritório no quarto: Como organizar seu espaço para cada função


Home Office Organização 24 July 2020

O home office vem se tornado uma modalidade de trabalho cada vez mais comum entre as empresas e também pequenos e médios empreendedores. Esse fenômeno também está trazendo novas formas de organização do espaço residencial para acomodar estruturas de trabalho, cada vez melhores e mais completas. 

Uma solução comum, é a inclusão do escritório no quarto, seja por falta de espaço ou por ser ambiente mais silencioso da casa.


Transformar o espaço de descanso em local de trabalho parece muito arriscado mas, com um bom planejamento a mudança pode até melhorar seu desempenho e disposição para trabalhar. 

Se essa também é a melhor escolha pra você, confira as dicas que selecionamos para te ajudar a transformar seu quarto em uma junção harmoniosa mesmo com funções opostas: trabalho e descanso. 

Espaço suficiente


O primeiro passo é compreender o espaço que você precisa para trabalhar bem. No desenvolvimento do seu projeto, além do espaço funcional como a mesa, leve em consideração a quantidade de material que seu trabalho exige. Caso precise de uma grande capacidade de armazenamento, acrescente gavetas ou estantes ao seu projeto. Evite misturar o espaço que usa para guardar objetos pessoais com o espaço destinado à materiais e arquivos do trabalho. 


Planejamento 

Mesmo ocupando o mesmo cômodo, é importante criar uma distinção entre os ambientes. Há diversas opções para se inspirar, a divisória pode ser criada por uma estante, ou o clássico uso da cama suspensa com escritório abaixo, perfeito para aproveitar espaços pequenos. Até ideias mais ousadas como escritório “escondido” no guarda-roupa. Com uma boa dose de criatividade e um bom móvel planejado, você consegue deixar seu ambiente funcional de maneira que não atrapalhe seu desempenho no trabalho, nem o seu descanso!


Quem não olha, não sente

Uma dica preciosa é posicionar sua mesa ou escrivaninha voltada para uma janela ou parede, de maneira que você fique sempre de costas para sua cama. Assim, você evita ficar mais distraído e cair na tentação de descansar fora dos horários estabelecidos. 


Iluminação adequada

A luz baixa e quente, é perfeita para criar um ambiente aconchegante e que induz ao descanso e relaxamento, porém pode não ser muito adequada para atividades que exigem concentração e foco. Busque aproveitar a luz natural posicionando seu computador próximo às janelas, de preferência de contra a janela para evitar que a luz incida diretamente sobre a tela, dificultando sua visibilidade. 

Caso não entre luz natural o suficiente em seu cômodo, opte por luminárias de mesa com luz branca. Pois essa é a tonalidade naturalmente presente quando estamos mais ativos e agitados durante o dia. Reserve seu uso apenas para essa finalidade, para que a luz branca não atrapalhe seu sono, você pode buscar uma luminária com intensidade de luz regulável, ou escolher um modelo para iluminar especialmente sua área de relaxamento.


Ainda com dúvidas sobre como montar seu home office em seu quarto? Faça testes com as possibilidades de organização do seu novo espaço com a ferramenta disponível aqui em nosso site e envie seu projeto direto para orçamento!


  • Compartilhe: