Pular para o conteúdo

Dicas para empreender no mercado de móveis

O setor de móveis planejados está em crescimento e tem se tornado um mercado fértil e lucrativo, especialmente para empreendedores. Isso porque oferece diversas portas de entrada, e comumente não exigem capital alto de investimento inicial. 

Tem vontade de empreender e aproveitar essa oportunidade do mercado? Dá uma olhada nessas dicas que selecionamos para garantir o sucesso na sua jornada!

Os primeiros passos : conhecendo o mercado

Um estudo realizado pela IEMI Inteligência de mercado apontou que em 2016 o consumo de imóveis sob medida no Brasil chegou a 35,9 milhões, correspondendo a quase 24% das receitas geradas pelo setor moveleiro no país.


Esse crescimento está relacionado à facilidade de crédito crescente nos últimos anos em conjunto a modernização de produção que, pelo acesso aos padrões ecológicos de madeira como MDF e madeiras de restauração, tem melhorado o custo-benefício dos produtos.

O “barateamento” do custo o material tornou o mercado muito mais competitivo, como aponta um relatório da SEBRAE Santa Catarina, que constatou que destas empresas de móveis no Brasil, mais de 96% podem ser consideradas micro ou pequenas empresas. 

Dessa forma, a competitividade do mercado tem sido cada vez maior e ter um diferencial passou a ser essencial para quem deseja empreender na área. 

Faça um Planejamento minucioso e inteligente

Ao colocar as coisas no papel lembre-se que você precisará preparar seu tempo e orçamento para desenvolver os seguintes pontos:

Showroom


Ao escolher um ponto comercial, leve em consideração a localização e também a dimensão do espaço para comportar uma estrutura de showroom

Este espaço é reservado para deixar em exibição exemplos dos móveis e ambientes que você pode oferecer. Use-o para dar ênfase nos diferenciais do seu material, aproveite também para explorar as capacidades de personalização e soluções que os móveis planejados podem oferecer como aproveitamento de cantos, peças multifuncionais, etc.

É claro que inicialmente pode não ser possível demonstrar todas as possibilidades e diversidade do seu trabalho, por isso priorize por ambientes mais populares como cozinha, dormitório, sala de estar etc. e apresente móveis que apresentem soluções inteligentes para esses espaços.

Lembre-se também de que os ambientes, assim como a loja, precisam ter uma preocupação especial com a organização e apresentação visual do espaço. Aposte em uma iluminação boa, acessórios e objetos de decoração para deixar tudo mais completo e fácil para seu cliente visualizar.

Capital para Investimento

O valor investido irá depender da estrutura que você pretende ter. No início, a maior parte do investimento será destinado à estruturação básica como a legalização do negócio, aluguel do ponto comercial e compra de equipamentos.

Para a montagem dos móveis, é fundamental contar com ferramentas de qualidade. Entre os itens necessários, estão:

  • serra manual;
  • martelos;
  • talhadeiras;
  • alicates;
  • lixadeira;
  • furadeira;
  • serra de fita;
  • makita;
  • graminhos, entre outros.


Conte com mão de obra qualificada

Outro ponto essencial para empreender e se estabilizar num ramo tão concorrido, é contar com uma equipe profissionalmente qualificada. Faça a escolha de profissionais que trabalharão com você com cautela! 

Um cargo essencial é o de projetista de móveis, ele ficará responsável por fazer a ponte entre a empresa e o cliente, buscando entender os gostos e desejos dos clientes, os levando para os projetos de forma que atendam às expectativas.

No entanto, todo o quadro de colaboradores é igualmente essencial para que você tenha o apoio que sua empresa precisa.


Entre a equipe você precisará de:

  • um gerente administrativo;
  • marceneiros;
  • montadores;
  • recepcionista;
  • auxiliar de limpeza.

O número de funcionários, assim como de equipamento, vai depender do tamanho do negócio. Pensando em custos iniciais, opte por começar com uma equipe menor e de acordo com o crescimento da empresa, certamente, precisará aumentar o número de funcionários. 

Fornecedores e parcerias 

A matéria prima de qualidade é fundamental para que seu produto se diferencie agrade o cliente e consiga conquistar um lugar de destaque no mercado.

Afinal de contas, o público que consome os móveis sob medida, volta-se para esse tipo de produto principalmente pela sua durabilidade, resistência e claro, um visual diverso e único.

Quer saber como a Dimare pode te ajudar a ser um empreendedor de sucesso no mercado? Seja um parceiro Dimare e ofereça a seus clientes produtos de excelência!