BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Dicas de decoração para apartamentos pequenos


Dicas 04 February 2020

Imóveis compactos são cada vez mais comuns no mercado imobiliário. Isso porque, com a ocupação dos grandes centros urbanos e a busca acirrada pelas melhores localizações, a tendência é que haja uma verticalização das cidades, com a construção de apartamentos cada vez mais pequenos. 

Em decorrência disso, nosso ambiente de trabalho e onde moramos se tornam lugares com mais conexão e flexibilidade, que exigem novas soluções em arquitetura e decoração para tornar os espaços otimizados e funcionais, aproveitando todo metro quadrado disponível. 

Ou seja, se você procura dicas de decoração para apartamentos pequenos, vai precisar de muita criatividade e planejamento para ocupar os espaços de forma inteligente, utilizando soluções como móveis planejados para dar múltiplas funções a cada ambiente. 

A seguir, você encontra ideias de:

  • Truques para otimizar os espaços;

  • Dicas de decoração para quarto pequeno;

  • Dicas de decoração para cozinha pequena;

  • Dicas de decoração para sala pequena;

  • E dicas de  decoração para banheiro pequeno.

Boa leitura!

1 - Truques para otimizar os espaços

Invista em cores claras - Cores claras e em tons menos pesados são ideais para apartamentos pequenos. Isso porque, combinados com um bom projeto de iluminação, dão uma sensação de ampliar os ambientes, deixando os espaços mais claros e, aparentemente, maiores. Para não deixar tudo com uma cara de consultório ou muito monótono, use cores escuras e mais vibrantes nos detalhes, como em almofadas ou em uma parede específica da sala ou cozinha.  

Iluminação - A iluminação adequada proporciona ambientes aconchegantes, destaca a decoração e amplia os espaços. Na cozinha e na lavanderia, que são ambientes de trabalho, use a luz branca. No banheiro e nos quartos, prefira tons amarelados. Como são espaços que primam pelo bem estar, estes tons quentes garantem conforto visual. A sala de estar precisa de um clima aconchegante, por isso o adequado é o uso de LED com tons amarelos e onde você possa controlar o nível de luz também. O ideal, portanto, é usar um dimmer - um acessório que permite diferentes regulagens das lâmpadas, criando diferentes cenários de iluminação para momentos Netflix, por exemplo.

Abuse dos vidros e espelhos - Na hora de decorar, os vidros e espelhos podem ser de grande ajuda para criar ambientes elegantes e sofisticados, aumentar a iluminação dos cômodos e oferecer uma maior amplitude. No caso dos vidros, utilize-os no lugar de paredes para separar ambientes. Já no caso dos espelhos, use-os para valorizar os objetos do ambiente, destacando-os e dando sensação de profundidade. 

Móveis planejados - Com os móveis planejados nada fica sem lugar. Isso porque, o projeto é feito especialmente de acordo com a planta do imóvel, pensando em suas necessidades e o seu estilo de vida. Além disso, com os móveis planejados, cada cantinho da sua casa é utilizado da forma correta, sem deixar vãos e espaços inutilizados.

2 - Dicas de decoração para quarto pequeno

quarto pequeno com móveis planejados possui móveis funcionais que facilitam a organização do ambiente e também otimizam o seu espaço. Além disso, o quarto é um ambiente muito íntimo, portanto, os móveis para este cômodo devem ser escolhidos com muita atenção. 

É muito comum solicitar portas deslizantes para o guarda-roupa, economizando assim espaço, e prateleiras de canto para aproveitar o encontro entre as duas paredes. Também é possível adicionar profundidade aos armários e inserir gavetas embaixo da cama para tornar o espaço mais útil. Para provocar a sensação de que o ambiente é maior, adicione espelhos às portas do guarda-roupa. 

Outra dica é colocar nichos em lugares estratégicos, gavetas com divisões internas ou aproveitar as paredes com prateleiras que ajudam a organizar o ambiente de forma mais sofisticada e otimizam cada cantinho do espaço.

3 - Dicas de decoração para cozinha pequena

A cozinha é um ambiente muito especial. O espaço reúne familiares e amigos para uma boa conversa e refeições. Por isso, é necessário pensar em muitos detalhes para transformar o lugar em um ambiente funcional e aconchegante ao mesmo tempo.

Os móveis planejados oferecem diversas opções para a personalização da sua cozinha, já que os cortes e os acabamentos são produzidos de acordo com cada pedido.

A variedade de cores de móveis planejados para cozinha influencia bastante no estilo do lugar. Por exemplo, cozinhas com móveis em preto ou grafite apresentam mais sofisticação, já aquelas com cores terrosas deixam o ambiente com um ar mais rústico. 

Além disso, com os móveis planejados, os eletrodomésticos ocupam lugares projetados especialmente para eles. Os objetos ficam embutidos e acabam fazendo parte da decoração da cozinha.  Desta forma, é possível ter uma cozinha funcional e prática, mesmo com uma grande quantidade de eletrodomésticos. Truques como prateleiras altas e ganchos de parede também ajudam a organizar os utensílios usados com mais frequência.

Outra ideia é colocar um balcão entre a cozinha e a sala para integrar esses ambientes e dar maior sensação de amplitude ao espaço. Assim, você pode utilizar o balcão para preparar ou servir refeições, enquanto seus convidados conversam no sofá da sala, por exemplo.

4 - Dicas de decoração para sala pequena

Seja para assistir algo na TV sozinho, com a família ou os amigos, contar com um ambiente acolhedor é essencial. Isso contribui até mesmo para aproveitar melhor cada momento de descontração. 

No caso da sala pequena, a primeira dica é medir todas as paredes e o espaço disponível no chão para não errar na escolha dos móveis de forma que atrapalhem a circulação no ambiente. 

Na maioria das salas, o sofá é o item principal. Por isso, é primordial saber escolher a peça certa para o seu ambiente. Para deixar sua sala pequena mais funcional, você pode optar por um sofá cama, que pode servir tanto para seus momentos de lazer e diversão, como para receber a visita de amigos ou familiares. 

Um bom projeto de iluminação contribui para tornar o ambiente mais agradável e para destacar nichos e detalhes que são responsáveis pela personalização e sofisticação do espaço. Na decoração e na execução de um projeto para móveis planejados, a iluminação de LED é tendência. A diversidade de modelos e de tonalidades (cores frias, neutras e quentes) e a possibilidade de controle do fluxo luminoso coloca a iluminação de LED como a preferida de arquitetos e designers.

É importante também ser muito simples na escolha dos itens decorativos. Não sobrecarregue o ambiente com muitos objetos e opte por itens que deem charme, tragam acolhimento e um pouco da sua personalidade ao espaço. 

Quanto à escolha da TV, não exagerar no tamanho também é um ponto a prestar atenção. Claro que ter um cinema em casa não é má ideia, mas é importante escolher o tamanho da televisão com consciência. Afinal, o espaço é apertado e ficar muito próximo da tela pode ser prejudicial para a saúde dos olhos e dos ouvidos. 

E, na hora de escolher um móvel para colocar sua TV, prefira um painel de parede, que ocupa menos espaço que um rack, por exemplo. Outra vantagem do painel é que você pode esconder cabos e fios atrás do móvel, deixando o ambiente mais organizado.  

5 - Dicas de decoração para banheiro pequeno

O banheiro costuma ser o menor cômodo em apartamentos pequenos. Por isso, esse talvez seja o ambiente que exige mais planejamento da decoração e cuidado com a organização. 

As paredes de um banheiro pequeno são um espaço precioso. Aproveite para colocar nichos e prateleiras, por exemplo. Mas cuidado com a profundidade desses móveis para não atrapalhar a circulação. 

Espaços pequenos podem ser otimizados com portas de correr, já que elas não consomem espaço na hora de serem abertas. A dica vale também para a porta do box, dos armários e até mesmo a porta de entrada do banheiro. 

Aproveite ainda o espaço embaixo da pia para colocar um armarinho organizador, onde você pode guardar toalhas e itens de higiene que precisam ser repostos com frequência. Invista em caixas organizadoras para manter tudo no seu devido lugar. 

Quanto às cores, a dica é a mesma citada acima: quanto mais claro o ambiente, maior a sensação de amplitude. Então aposte no branco e em tons pastéis em pisos e azulejos para não sobrecarregar o banheiro. As cores mais intensas você pode usar nos objetos de decoração ou nos organizadores.

E aí, gostou das nossas dicas?

Na hora de planejar a decoração do seu apartamento pequeno, lembre-se: a Dimare oferece móveis planejados de qualidade superior para os mais diversos ambientes. 

Temos diversas opções de cores, acabamentos e padrões prontos para transformar o seu lar

São centenas de lojas espalhadas por todo o Brasil, acesse agora mesmo o nosso site e encontre a mais próxima de você, clique aqui.

  • Compartilhe: