BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Como saber a hora de trocar ou reformar os móveis?


Notícias 05 February 2019

Descubra como avaliar e decidir se é hora de reformar ou trocar seus móveis por novos. 

Cada vez mais, a mobília precisa acompanhar a evolução da vida do usuário. Assim, com o desenvolvimento do design e da tecnologia, é muito comum que móveis e objetos decorativos fiquem atrasados quanto à funcionalidade e otimização de nossas rotinas. Nestes casos, duas possibilidades surgem: trocar os móveis por novas opções ou dar aquela repaginada na estrutura, instalando, por exemplo, acessórios mais modernos. Mas como saber, então, a hora de apostar em uma boa reforma ou comprar móveis novos? 

O primeiro passo, é avaliar a relação custo-benefício. Móveis mais antigos, herdados ou com valor sentimental, podem ser mantidos para preservar memórias. Já em relação a móveis contemporâneos, é importante avaliar se o estado de conservação e a funcionalidade ainda atendem às suas necessidades. Em caso de necessidade de reforma, leve em consideração ainda o custo e o tempo de execução. Muitas vezes, o valor a ser gasto acaba sendo equivalente ao investimento em novos produtos.

A seguir, veja algumas dicas sobre tendências para cada ambiente e, a partir disso, avalie a melhor escolha para renovar seu mobiliário: 

Sala de estar

A sala de estar é um ambiente que, normalmente, tem duas funções: um espaço para receber visitas e para diversão e entretenimento da família. Deve, portanto, unir estilo e conforto, com uma harmonização de cores entre paredes, piso e móveis. 

Para dar uma nova cara à sala de estar, uma alternativa é apostar em estantes e prateleiras componíveis, opções versáteis que se adaptam a qualquer estilo de decoração. Elas são peças importantes nas salas e livings: organizam, dão charme e são funcionais no dia a dia. De madeira, aço, vidro ou espelhada, com nichos ou vazadas, tradicional ou moderna, elas são ideais para acolher uma diversidade de objetos, transformando um ambiente com inúmeras possibilidades. 

Cozinha

O momento de cozinhar tem se tornado cada vez mais coletivo e agregador. Uma dica para repaginar esse ambiente é apostar em acessórios que tragam praticidade, simplifiquem as tarefas e mantenham a organização e elegância. 

O ideal é que, com base nas suas atividades, você distribua a cozinha em setores. Isto vai poupar percursos e você poderá acomodar tudo no local onde vai precisar. Por exemplo, no setor despensa, estoque alimentos e mantenha-os em local de fácil acesso. No setor armazenagem, talheres, louças e copos têm seu lugar, melhor ainda se a lava-louças for colocada nas proximidades. E no setor preparação, encontram-se todos os auxiliares de cozinha necessários para a preparação dos alimentos.

Móveis que abrem com facilidade e do mesmo modo deslizam leve e silenciosamente são grandes diferenciais em uma cozinha bonita e prática. Experimente tecnologias de movimento, que tornam o trabalho na cozinha mais confortável do que nunca. Para manter a limpeza, as lixeiras embutidas são excelentes opções. Assim como os porta-temperos aramados, que podem ser instalados em pequenos módulos dos armários. 

Quartos

Nos dormitórios, conforto é a palavra de ordem. Além de um colchão anatomicamente adequado, é preciso pensar na funcionalidade de todos os elementos no cômodo. No clima de renovação, avalie a necessidade de retocar a pintura, trocar luminárias, comprar novas roupas de cama e desapegar de roupas que não utiliza mais.

Com os espaços em nossas casas cada vez mais compactos, é imprescindível ter cada coisa em seu lugar para manter a organização, sem abrir mão do conforto. Assim, organizadores de gavetas, suportes e porta objetos podem ser excelentes aliados na decoração. 

Em closets e armários, cada item deve ser armazenado em um local apropriado. Por exemplo: calçados em sapateiras, bolsas e acessórios em setores específicos (cabides porta-bolsas e para acessórios), cintos e gravatas em ganchos específicos e roupas íntimas em gavetas separadas.

Banheiro

No banheiro, o segredo é categorizar os itens usados de acordo com a escala de importância. Para isso, escolha utensílios para organizar o que precisa ficar em cima da bancada (somente o necessário). No interior dos móveis, a solução pode ser a instalação de colunas organizadoras para manter itens de higiene e beleza nos locais certos. Os nichos também são ótimas opções. Eles podem aparecer junto à pia, nas paredes e podem ser adotados em qualquer estilo de decoração.

E aí, gostou das dicas? Na Dimare, você encontra diversas soluções em móveis planejados, seja para dar uma cara nova ou repaginar totalmente os ambientes da sua casa. Confira aqui nossa linha de produtos

  • Compartilhe: