BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Como otimizar o espaço de uma cozinha planejada


Dicas 06 February 2020

Uma cozinha é um ambiente que tem ganhado cada vez mais significado em nossas vidas. Mais do que um espaço de preparo das refeições, é na cozinha que hoje compartilhamos os momentos de encontro com familiares e amigos. Por isso, mais do que funcional, uma cozinha precisa ser organizada e, acima de tudo, agradável. 

Há muitos anos, o setor moveleiro tem estudado as necessidades de quem utiliza cozinhas em todo o mundo. Assim, continuamente surgem novas ideias de como as cozinhas contemporâneas podem ser equipadas de forma prática, com aproveitamento máximo dos espaços.

Entre as principais pesquisas desenvolvidas pelo setor, identificou-se três características ou fatores que determinam uma cozinha prática:

  • Processos simples de trabalho (workflow);

  • Espaço disponível suficiente (space)

  • E alto conforto de movimento (motion).

Levando estes três pontos em consideração e com foco em equilibrá-los no ambiente, você certamente terá um projeto de cozinha adaptado às suas necessidades e de quem mais for utilizá-la. Mais do que uma cozinha prática, você terá um espaço dinâmico e eficiente, sem abrir mão da beleza.

Confira algumas dicas de como integrar workflow, space e motion em uma cozinha:

Tamanho da residência e estilo de vida

Quem possui uma família grande, deve planejar mais lugares para guardar utensílios e outros objetos, especialmente para louças, panelas e mantimentos. 

Já quem mora sozinho ou divide com poucas pessoas, o ideal é otimizar ao máximo cada cantinho. O importante é que haja área de armazenamento suficiente para organizar tudo o que é necessário. 

Se você é alguém que recebe visitas com frequência, por exemplo, também precisa levar em conta a necessidade de mais lugares disponíveis para que todos caibam com conforto no ambiente.

Hábitos de comprar e de cozinhar

Quem gosta de cozinhar com frequência também deve considerar o local necessário para utensílios muito usados, como frigideiras, escumadeiras, conchas e espátulas. Com a ajuda de ganchos, por exemplo, você pode pendurar esses itens para tê-los à mão com mais facilidade.

Outro ponto a observar é sobre a quantidade de vezes que você costuma ir ao supermercado. Quem vai frequentemente às compras, precisa de menos espaço para os mantimentos, pois há uma rotatividade maior nos produtos. Já quem faz compras apenas 1 ou 2 vezes ao mês, precisa de mais espaço de armazenagem para estocar esses alimentos.

Otimizando processos de trabalho

O trabalho na cozinha consiste essencialmente em processos repetitivos. Leve em consideração já no projeto da sua cozinha onde e de quais utensílios você vai precisar quando estiver cozinhando. 

Desta forma, você poderá encurtar distâncias muito facilmente. Pergunte também ao projetista sobre a palavra-chave ergonomia para que você tenha tudo rapidamente à mão, sem ter que agachar ou utilizar banquetas para alcançar as coisas.

O ideal é que, com base nas suas atividades, você distribua a cozinha em setores. Isso vai poupar percursos e você poderá acomodar tudo no locais exatos onde vai precisar.

Por exemplo, no setor despensa estoque alimentos e mantenha-os em local de fácil acesso. No setor armazenagem, talheres, louças e copos têm seu lugar. Melhor ainda se a lava-louças for colocada nas proximidades. 

E no setor preparação, coloque todos os itens de cozinha necessários para a preparação dos alimentos, como panelas e espátulas. As panelas devem ser guardadas de acordo com o uso: mais utilizadas na frente, menos utilizadas atrás. Gavetões são ótima opção para armazenar as panelas por tornarem mais fácil a visualização.

Você pode ainda criar divisórias práticas dentro do seu armário ou nas gavetas para facilitar a organização e garantir o bom uso do espaço disponível. Dessa forma, seus utensílios ficarão mais organizados e bem encaixados dentro do móvel. Nas gavetas, separe por tipo de talher ou utensílio, por exemplo.

Aproveitando o espaço disponível de forma otimizada

Você deseja o máximo possível de espaço disponível em sua nova cozinha? Sem problemas: basta escolher os armários ideais. Vale a pena perguntar na loja sobre soluções inovadoras de armários. Elas criam espaço disponível em locais onde até então nunca se teria pensado ser possível.

A Dimare, por exemplo, oferece despenseiros personalizáveis, armários de canto e armários estreitos para aproveitar até mesmo os menores espaços. Dê preferência para móveis retráteis ou que possam ser posicionados em lugares estratégicos, para assim você ter mais liberdade e controle sobre o espaço. 

No caso dos eletrodomésticos, como ocupam um espaço significativo, o ideal é optar por embutir os aparelhos como fogão, geladeira e microondas. A vantagem de embutir os eletrodomésticos é que você libera espaço para outros armários e prateleiras, enquanto, nas ilhas centrais, abre um espaço vazado que permite a instalação de cadeiras ou banquetas, por exemplo. Assim, a cozinha fica muito mais fluida e otimizada.

Manuseando móveis confortavelmente

A valorização de uma cozinha não depende apenas dos materiais de acabamento. Optar por prateleiras e móveis aéreos é uma boa escolha e facilita o dia-a-dia na hora de transitar pelo espaço. 

Móveis que abrem com facilidade e do mesmo modo deslizam leve e silenciosamente também são grandes diferenciais em uma cozinha bonita e prática. Como móveis de cozinha são utilizados com frequência, é importante que sejam fáceis de abrir. 

Por isso, dê preferência a tecnologias de movimento, que tornam o trabalho na cozinha mais confortável do que nunca. Hoje há no mercado sistemas de amortecimento para que gavetas, portas e portas de elevação fecham leve e silenciosamente. Não importa o peso ou o impulso dado.

Integração dos ambientes

Como dissemos anteriormente, a cozinha deixou de ser um espaço fechado, separado do resto da casa, onde o cozinheiro fica sozinho preparando as refeições enquanto a festa acontece lá fora. 

A cozinha integrada com a sala se tornou uma tendência cada vez mais comum, pois, assim, você pode cuidar dos preparos e, ao mesmo tempo, não perde nenhum momento ao lado de seus amigos e familiares. 

Ter a sala e a cozinha conjugada cria um ambiente mais amplo e mais confortável. Você pode fazer almoços e jantares e ter sempre o contato visual das pessoas em cada ambiente. Com uma boa bancada, seus convidados podem ficar mais próximos enquanto você prepara as refeições ou os drinks, deixando tudo mais aconchegante. 

No dia a dia, há também uma praticidade e uma comodidade desse espaço mais aberto, em que você consegue uma circulação mais prática. 

Seja qual for a sua rotina ou hábitos, é sempre possível otimizar a cozinha para que o espaço atenda às suas necessidades ou da sua família. Basta planejamento. 

Por isso, opte pelos móveis planejados Dimare para unir tecnologia, qualidade e funcionalidade nos seus ambientes. Mais do que praticidade, os móveis planejados Dimare ajudam a valorizar os ambientes, trazendo elegância e harmonia para sua casa. Conheça aqui nossos produtos

  • Compartilhe: