BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

Como manter a casa aquecida no inverno? 9 Dicas da Dimare Planejados!


Dicas 18 June 2019

A estação mais fria do ano chegou! E você sabe como manter a casa aquecida no inverno? Preparamos 9 dicas práticas para o seu lar ficar mais quentinho e aconchegante! Confira!

1. Roupa de cama completa

Durante o inverno, acabamos ficando um pouquinho mais na cama, aproveitando o calor de cobertores. Por isso, garantir uma noite de sono quentinha e agradável é o primeiro passo para aquecer a sua casa.


Utilize o jogo de cama completo, quanto maior a quantidade de tecidos, maior a temperatura. Acrescente uma manta de microfibra em cima do lençol, desta forma, além de se cobrir com edredons pesados, você deitará em cima de um tecido bem quentinho, se protegendo do frio por todos os lados.

2. Mantas e almofadas espalhadas pela casa

Distribuir mantas e almofadas nas salas e quartos é uma solução muito simples. Opte por tecidos mais grossos e felpudos, que proporcionam a sensação de calor e conforto. Sem contar que mantas e almofadas acrescentam um toque de sofisticação à decoração de inverno, tornando o ambiente mais aconchegante. 

3. Tapetes em todos os ambientes

Aumentar a quantidade de tapetes nos ambientes proporciona grande mudança de temperatura. Pisos de cerâmica e porcelanato são frios, perfeitos para o verão, mas no inverno contribuem para manter a baixa temperatura do ambiente.

Os tapetes criam uma camada de isolamento no piso, evitam que os pés fiquem em contato direto com o chão gelado e passam a sensação de acolhimento. Além disso, estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e tecidos, perfeitos para combinar com as mantas e almofadas!

4. Cortinas longas e largas

As cortinas são excelentes para manter a casa aquecida no inverno, já que barram o vento das janelas e o frio dos vidros. Para garantir uma boa vedação, busque por cortinas mais longas e largas que ocupam todo o espaço da parede.

Há diversas opções de tecidos para cortinas, escolha os mais grossos, como shantung de linho e veludos. Assim como a roupa de cama, optar por utilizar o jogo de cortina completo com forro e voal também é uma excelente opção para trazer mais calor para o ambiente. 

5. Cores para a decoração de inverno

A psicologia das cores afirma que elas podem provocar diferentes sensações e sentimentos. Portanto, se você pretende manter a casa aquecida, procure por cores que absorvem o calor:

  • Preto

  • Cinza grafite

  • Verde oliva

  • Azul

  • Marrom

Essas cores absorvem parte da energia solar e por isso são muito comuns em casacos e cobertores. Aproveite para dar aquele toque especial na decoração de inverno harmonizando as cores de cortinas, mantas e almofadas,

6. Parede repaginada

Misturar diferentes texturas na superfície da parede contribui para a sensação de calor. Utilize papel de parede, tintas com cores quentes, ou até mesmo tecidos nas paredes. 

A aplicação de tecidos nas paredes é muito fácil, basta utilizar água, cola branca, um rolinho e verniz fosco. Além de espantar o frio, também é uma ótima forma de dar uma cara nova para o ambiente!

7. Aproveite o sol

A intensidade do sol no inverno não é tão alta como no verão, mas é o suficiente para aquecer a sua casa. Abra portas e janelas durante o período de sol, mas não se esqueça de fechar antes de começar a esfriar!

8. Proteja a sua casa das correntes de ar

Portas e janelas podem ser grandes vilões no inverno, já que facilitam a entrada do ar gelado, possibilitando até a formação de correntes de ar nos ambientes.

Geralmente, a intensidade do vento aumenta durante a noite, então é hora de fechar as janelas e aplicar espumas e fitas adesivas nas frestas. Já para a porta, uma boa saída é utilizar as minhocas ou cobras de tecido, encontradas com facilidade nas feiras de artesanato.

9. Receitas de forno

A comida é um dos grandes atrativos do inverno, já que os pratos quentes são perfeitos para manter o corpo aquecido e, no caso das receitas de forno, também ajudam a esquentar os ambientes.

A cozinha já começa a esquentar logo no pré-aquecimento do forno e a temperatura permanece depois da conclusão da receita. Você também pode deixar a porta do forno aberta quando desligar o fogo, desta forma o ambiente ficará aquecido por um período prolongado. 

Sem contar que o cheirinho de tortas e bolos assados também tornam o ambiente mais aconchegante, perfeito para convidar a família e amigos para um bate-papo na cozinha.

E aí? Gostou das nossas dicas práticas? Agora que você já sabe como manter a casa aquecida no inverno, aproveite o melhor da estação!

Leia também:  “Como saber a hora de trocar ou reformar os móveis”?

  • Compartilhe: