Pular para o conteúdo

Como incorporar o retrô na decoração

Como acontece no mundo da moda, as tendências na decoração se repetem e voltam renovadas.  

Mesmo em ambientes com desenhos mais modernos, as peças antigas, ou que remetem a um estilo retrô, são maravilhosas para acrescentar um toque especial, trazendo mais personalidade e história ao ambiente. 

O termo “retrô” costuma se referir ao período de 1920 até 1970. Logo, os estilos são muito variados. Passa das tendências românticas do art nouveau da década de 20 até os desenhos ousados e futuristas da década 70. 

Acrescentar o retrô na sua decoração permite uma enorme gama de possibilidades e combinações. Então, se você curte arriscar e inovar na decoração da sua casa, fique atento às dicas!

 

Retrô clássico 

Materiais de qualidade e detalhes entalhados são algumas das principais características dos móveis clássicos. Daqueles que víamos nas cristaleiras e cadeiras na casa dos avós. Eles são considerados clássicos pela qualidade e elegância que, vamos combinar nunca saem de moda!

Se o seu móvel vem de herança da família, manter as marcas de desgaste da madeira ou do metal, ajuda a construir uma composição rústica e vintage, muito charmosa. 

Caso você queira deixá-lo mais moderno, uma dica legal é lixar a madeira desgastada e dar ao móvel uma nova cor. 

Em nossa Coleção Classic você encontra toda a elegância e charme desse estilo, em uma perfeita união entre o clássico e o contemporâneo, seu desenho deixa toda a composição do ambiente mais aconchegante, sem deixar de ser sofisticada.



Retrô moderninho

Na moda mainstream, uma das marcas da passagem dos anos 60 para os anos 70 é invasão de cores e padrões cada vez mais chamativos e alegres. Na decoração, não foi diferente. Com desenhos ousados e cores vivas, a tendência era criar composições mais divertidas que traduzissem o entusiasmo da era dance. 

Para incorporar o estilo, conte com a ajuda de estofados com estampas psicodélicas e tons vivos. Nos móveis a mistura de cores vibrantes com tons de madeira natural completam a composição. 

Você encontra esse acabamento com cores vivas em nossa coleção Laca Slim!





Acessórios

Trazer o charme vintage ao seu lar pode ser muito mais fácil que você imagina! Alguns acessórios icônicos conseguem transformar o ambiente e incrementam sua composição de maneira sutil e elegante. 
Os acessórios mais queridos são as máquinas fotográficas, máquinas de escrever, máquinas de costura antigas, e também toca discos e rádios. Essa última tem a vantagem de ainda ser muito comercializada em versões mais recentes e menores que imitam o estilo vintage. 
Mas se você não herdou esses objetos de ninguém da família, é possível fazer essa ambientação vintage de maneira ainda mais sutil com espelhos com molduras trabalhadas, peças de porcelana, estampas animais, lâmpadas orientais e muito mais. 

Cartazes de filmes clássicos e até fotos antigas da família também são ótimos para completar a decoração do ambiente!

Com tantas inspirações fica fácil criar sua própria composição vintage! Acompanhe nosso blog para sua casa ficar sempre por dentro das tendências.