Você sabia que existe todo um campo da psicologia que estuda as formas com que as cores podem influenciar o comportamento humano?
Na decoração, essas teorias podem ser utilizadas para definir quais as melhores cores para cada ambiente da sua casa, pensando nas atividades realizadas nesses espaços e como você quer se sentir neles.
Se você quer acrescentar cores na sua decoração e ainda está com dúvidas, confira algumas dicas que trouxemos baseadas na psicologia das cores:
Cozinha
Tons vibrantes e quentes, como das cores vermelho e amarelo são conhecidos por terem grandes efeitos em estimular o apetite e agitação.
Se esses tons parecem muito fortes para colorir todo o ambiente, você pode usá-las como pontos de destaque nos eletrodomésticos, utensílios, ou combiná-las com tons mais neutros.
Banheiro
Para o banheiro, os estudos em psicologia das cores sugerem cores claras e neutras, normalmente branco e bege. Mas outras cores em tons suaves também são muito recomendadas.
Home Office
Em seu ambiente de trabalho, a cor ideal vai depender do tipo de atividade que sua profissão exige.
Para criar uma atmosfera estimulante e criativa, tons quentes como amarelos, laranjas, vermelhos e rosas estão entre as melhores opções. Para incluir os tons vibrantes e quentes sem tornar o ambiente carregado, aposte nos acessórios, objetos de decoração ou ainda investir em apenas uma parede/meias paredes coloridas.
Se seu trabalho exige atividades mais metódicas e que exigem outro tipo de concentração, tons mais frios e claros de azul ou verde te deixarão mais tranquilo e relaxado para pensar e realizar tarefas com calma.
Quarto
São diversos os estudos que comprovam o impacto da cromoterapia na qualidade do nosso sono e relaxamento. Algumas cores como o azul e o verde claro, podem nos deixar mais preparados para pegar no sono, para que possamos dormir por mais tempo e com mais qualidade.
Sala de estar
Por ser um ambiente que normalmente conta com muitos eletrônicos e móveis, as cores ideais para a sala de estar são os tons neutros e claros, como o branco, bege e o champagne.
Pronto para reformular sua decoração e colorir sua casa segundo a psicologia das cores?
Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as melhores novidades e tendências para sua casa!