Pular para o conteúdo

Cantinho da leitura: 5 dicas para você montar o seu

A leitura é um hábito muito saudável, sem falar que com ela nós podemos viajar para outras narrativas e lugares sem sair do lugar. Para que essa prática seja ainda mais prazerosa, confira essas 5 dicas que separamos para você montar seu cantinho da leitura:

Local tranquilo

Esqueça a ideia de que um ambiente tranquilo é um totalmente isolado ou que você precisa de um cômodo apenas para isso. Um local tranquilo é onde você fica confortável e consiga focar na sua leitura. Pode ser no seu quarto ou até mesmo na sua varanda com sons de carro passando.

Estante planejada

Por ser um ambiente que pode ser construído em qualquer local da sua casa, é interessante apostar em uma estante planejada, assim você poderá armazenar seus livros e planejar um espaço que se adapte ao ambiente que você escolheu. O legal é que os móveis planejados se adaptam a sua realidade, necessidade e gosto e otimizam o espaço, assim você pode deixar o seu cantinho da leitura ainda mais a sua cara e torná-lo muito mais confortável.

Assentos e apoios

Superfícies com tecidos tendem a deixar o ambiente ainda mais aconchegante e confortável. Por isso, apostar em poltronas, almofadas e tapetes, tecidos peluciados e/ou felpudos são uma ótima opção.

O mais interessante é que você pode personalizar muito o seu cantinho com essa dica, comprando uma almofada do seu livro preferido, por exemplo.

Iluminação

A iluminação é crucial para a leitura e é muito importante que ela não seja muito limitada, pois isso forçará muito a sua visão. Escolha um ambiente que contenha uma boa luz natural e posicione o cantinho onde você vai sentar-se ou deitar-se para ler perto da fonte de luz, seja ela a janela, sacada, etc.

Já a noite é interessante apostar em uma luz geral no ambiente, de preferência uma quente para deixá-lo mais aconchegante, e outra luminária com a luz direcionada apenas para o livro. Invista em lâmpadas led, pois elas economizam luz, não esquentam e são mais confortáveis para os olhos.

As luminárias também podem ser temáticas, para dar ainda mais aquele toque especial.

Pessoalidade

Em praticamente todas as dicas você consegue adaptar para a sua realidade e gostos, mas não se esqueça de colocar outros itens que não citamos aqui para ajudar a deixar o seu cantinho ainda mais personalizado para você. Itens colecionáveis, como action figure e funkos, por exemplo, são uma ótima opção.

Esperamos ter ajudado você a ter muitas ideias para montar o seu cantinho da leitura de forma com que ele fique incrível e com a sua cara!

Aqui no nosso blog e em nossas redes sociais você encontra muitas dicas sobre ambientes e planejados, acompanhe-nos e fique por dentro das tendências, dicas e inspirações.