Talvez o nome Boiserie (boaserrí) seja estranho, mas com certeza você já se deparou com essa técnica de decoração nas principais inspirações e tendências de interiores dos últimos anos.
Venha conhecer a história dessa técnica e como ela pode transformar o seu ambiente!
Velhas Novidades
A Boiserie consiste em uma ornamentação de paredes com molduras de diversos estilos.
Mesmo sendo uma grande tendência de 2021, a técnica de origem francesa foi muito popular entre os séculos XVII e XVIII, no auge do estilo Rococó, revestindo quartos e salões de grandes palácios como Versailles.
Originalmente, o revestimento era feito em placas de madeira e além de tornar os ambientes mais luxuosos e exuberantes, funcionavam como uma forma de criar isolamento térmico ao ambiente.
A Nova Boiserie
Como vimos, a origem da Boiserie remonta a um período muito específico na história da decoração que seguia o estilo rococó, apresentando muita estilização naturalista, com ornamentações de linhas curvas, delicadas e fluídas.
Por esse motivo, boiserie sempre foi considerado um ornamento de estilo muito clássico.
No entanto, com o passar dos anos, ela foi incorporada em espaços mais contemporâneos, tendo a aparência e também matérias-primas reformuladas;
Hoje, além da madeira, a boiserie moderna também é feita de gesso, cimento e até poliuretano.
Em grande parte das composições mais contemporâneas, seu desenho se desprendeu das ornamentações mais clássicas para um formato mais sóbrio e simples.
Sua nova forma também aposta em uma incorporação mais discreta da boieserie no ambiente, utilizando-a nas mesmas cores da parede.
O que você acha desse estilo?
Para mais tendências do mundo da decoração e design de interiores, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro!