Pular para o conteúdo

5 dicas para você fazer o seu espaço zen em casa

O quarto não é o único espaço da casa que você pode recorrer quando o cansaço chegar. Os espaços zen estão chegando com força dentro das casas brasileiras com um empurrãozinho da pandemia, visto que os estabelecimentos fecharam e as pessoas se isolaram em casa. 

Com a necessidade de se reinventar e não parar de praticar suas atividades, muitas pessoas começaram a adaptar seus refúgios em casa e hoje nós separamos 5 dicas para que você faça isso da melhor forma, confira:

Escolhendo o ambiente

O espaço zen precisa ser calmo, então evite escolher um ambiente que esteja próximo a cômodos onde a família costuma se reunir. Use a criatividade e identifique aquele espacinho da casa que vocês mal utilizam, assim fica mais fácil garantir que ninguém precise ir lá durante o seu momento zen.

Uma boa iluminação natural e umas plantinhas, se forem do seu gosto, podem ajudar a trazer essa sensação de paz, mas se você preferir um ambiente mais escuro também funciona, afinal o objetivo é que você encontre seu ponto de paz.

Neutralidade

É interessante apostar em tons neutros para garantir a harmonia do ambiente. Evite paredes e decorações muito coloridas, pois elas podem poluir visualmente o local. Se o seu espaço for na parte externa de casa, garanta que ele tenha uma cobertura para garantir que você possa usá-lo em dias de sol e chuva.

Aconchego

O dia a dia é muito corrido então o espaço de descanso precisa ser confortável e aconchegante. Almofadas bem macias e pufes podem exercer esse papel muito bem. Você pode fazer o seu cantinho no chão, forrando-o bem com colchonetes e tecidos macios ou optar por uma poltrona bem confortável para deitar e ler um livro. Se puder ter os dois, melhor ainda.

Despertando os sentidos

O nosso tato, olfato, paladar, visão e audição precisam ser despertados durante esse momento de relaxamento, por conta disso o seu espaço zen precisa estimulá-los. Para a visão, aposte em um local confortável visualmente para você, organize o espaço e deixe-o harmônico. Já a audição pode ser estimulada com músicas ou sons ambientes da natureza, por exemplo. Que tal colocar aquele cheirinho gostoso durante sua prática zen? Isso fará com que seu olfato desperte da melhor forma. O paladar pode ser despertado através do toque em superfícies macias e dar aquela beliscadinha em uma comida ou bebida que você goste muito ajudará a despertar o seu paladar. 

Objetos simbólicos

Os objetos possuem uma influência na atmosfera do ambiente, ainda mais os que trazem significados para nós. Certifique-se de cercar seu espaço zen com objetos que trazem boas energias e lembranças para ajudar seu corpo a relaxar ou aqueles que estimulem sua determinação e vontade de evoluir.

Planejar seu espaço zen não precisa seguir um padrão, afinal cada um tem a sua visão e formas diferentes de ficar relaxado. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! 

Aqui no blog da Dimare você encontra muitas outras dicas sobre o mundo da decoração e planejados. Acompanhe também nossas redes e fique por dentro de tudo!