BLOG

Notícias, dicas e tendências do universo moveleiro

5 dicas para organizar o seu closet


Tendências 18 April 2019

O closet é um espaço projetado para armazenar e organizar roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios, mas nem sempre é fácil manter tudo arrumado. Pensando nisso, a Dimare separou 5 dicas para você organizar o seu closet. Acompanhe: 

1. Retire tudo do seu closet

Pode parecer estranho criar um pouco mais de bagunça antes de organizar o closet, mas retirar tudo o que está dentro dele é a melhor forma para você separar quais são as roupas que permanecem e quais serão doadas (ou irão para o lixo). Já nesse primeiro momento, aquelas roupas rasgadas e com furos devem ser descartadas.

Além disso, é necessário passar um pano úmido com álcool em todo o closet e retirar tudo o que tem dentro dele para tornar esse processo mais fácil e permitir que a umidade evapore antes de você guardar as coisas novamente.

2. Separe tudo por categorias

Um closet contém muitas prateleiras e compartimentos, o que pode levar à segregação dos objetos. É possível, por exemplo, que ao invés de todas as calças estarem juntas, encontrar cada uma em um canto do móvel, dificultando não só a organização, como o processo de encontrar determinada peça. 

Esse problema pode ser facilmente resolvido ao separar as roupas e acessórios por categorias. Junte todas as saias em uma pilha, as camisas em outra e assim por diante. Durante esse processo, você também irá selecionar com mais rigor as suas roupas e acessórios. Ao observar as enormes pilhas de roupas, você irá notar que não precisa de tantas peças iguais e, portanto, deve se livrar de algumas.

Selecione as peças que precisam de ajustes e reparos em uma única categoria, se possível coloque-as próximo a porta. Desta forma, você não vai esquecer de levá-las à costureira, porque a sacola sempre vai estar no seu campo de visão.

3. Questione-se

Durante a organização pode ser muito doloroso se livrar de algumas peças específicas, por isso é importante se questionar e manter a racionalidade:

  • Isso combina com o meu estilo de hoje em dia?

  • Faz quanto tempo que eu não uso isso? E por que eu não uso mais?

  • Outra pessoa aproveitaria melhor essa roupa?

Lembre-se que as roupas, sapatos e acessórios foram feitos para serem usados. Se esses objetos estão esquecidos no closet, então perderam o propósito. Claro que algumas peças possuem um carinho especial, porque nos lembram de alguém ou algum  momento importante na nossa vida. Então tudo bem manter essas coisas no seu closet. O importante é não deixar objetos que só estão ocupando espaço e não te despertam nada de especial.

4. Guarde cada coisa em seu lugar

Mantenha as peças de cada categoria juntas e, na hora de guardá-las no closet, utilize caixas, cabides, separadores de lingerie e outros organizadores. Esses objetos permitem fácil organização e ainda podem trazer um pouco de cor e estilo para o seu closet. 

Analise o que pode ficar em cabide e quais peças devem ser dobradas, por exemplo, peças de lã, como suéteres, perdem a forma e esticam se ficarem penduradas.

5. Mantenha tudo organizado

Se você conseguiu seguir as outras 4 dicas, manter o closet organizado não será uma tarefa difícil, principalmente se você guardou cada coisa em seu lugar. A melhor forma para manter tudo organizado é seguir o seu próprio método de organização. Algumas pessoas preferem separar as camisas por cor, outras preferem por estação, então só você vai poder definir qual disposição mais te agrada seja pela facilidade ou pela estética.

Na Dimare, você encontra closets planejados especialmente para você. Defina a quantidade de prateleiras, compartimentos, cores e acabamentos como você quiser. Adquira o closet planejado que mais se adequa às suas necessidades em uma de nossas lojas.

  • Compartilhe: