Pular para o conteúdo

5 dicas para deixar sua casa mais relaxante

O acúmulo de tarefas, no trabalho ou estudos podem ser causa de grande ansiedade e estresse. Um estudo da UERJ, e publicado no The Lancet, levantou dados que mostram que casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram nesse período em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa.

Pensando nisso trouxemos 5 dicas para que você possa transformar sua casa em um verdadeiro refúgio de paz!

Banho relaxante

Nada melhor que começar seu ritual de relaxamento com um bom banho anti-estresse. A água fria é ótima para ativar o corpo, ajudando a liberar as tensões, mas se você não é muito fã de receber esse choque térmico, a água morna também tem seus benefícios como estimulação da circulação sanguínea.

Você pode incrementar esse momento com nossas dicas para transformar seu banheiro em um spa relaxante

Desconecte

Sabemos o quanto é difícil sair do modo “ligado” mesmo quando terminamos o expediente do trabalho ou estudo, acabamos dispensando o pouco tempo de descanso atualizando redes sociais e vendo noticiário. É claro que ter esse momento de informação e contato virtual com as pessoas é importante, mas estabeleça um limite para não se contaminar com notícias ruins ou drenar horas do seu dia em aplicativos, que podem aumentar a sensação de ansiedade.

Inspire calma

Se você já ouviu falar em aromaterapia, já deve saber que alguns cheiros podem ajudar a acalmar os ânimos e relaxar. Alguns aromas florais, terrosos ou do mar são famosos por trazerem boas sensações e diminuírem a sensação de ansiedade. 

Você encontra diversas opções de em óleos essenciais e também em velas aromáticas. Os óleos essenciais podem ser usado em aromatizadores elétricos ou em um réchaud, e também pode ser utilizado em sprays.

Um pouquinho de natureza

Ficar em contato com a natureza é uma técnica milenar de recarregar as energias. Para trazer um pedacinho dessa sensação para sua casa, traga plantas para seu espaço! Espécies como babosa, antúrio, areca, bambuzinho, aglaonema, flor de maio, dracena, cíclame, orquídea, comigo ninguém pode, azaleia anã, bananeirinha, palmeirinha, gérbera, crisântemo, filodendro, jiboia, kalanchoe, ráfis, lírio da paz, espada de São Jorge, tulipa e begônia são perfeitas para compor sua “urban jungle” pois têm a capacidade de filtrar o ar da casa, absorvendo toxinas e liberando oxigênio para o ambiente. Além disso, sabemos que elas são ótimas para deixar o ambiente com vida e mais aconchegante. 

Iluminação

A luz tem uma influência muito importante nas estimulações do nosso cérebro. Sua intensidade e temperatura pode nos deixar mais atentos e alertas como também pode nos ajudar a aliviar a tensão e descansar. Se você usa o mesmo ambiente para atividades que exigem atenção e para atividades de relaxamento, opte por luminárias que possibilitam a regulação de intensidade da luz. 

A meia-luz é ótima para estimular a melatonina, substância indutora do sono, fazendo com que seu corpo comece a relaxar e preparar para dormir. 

Comece a por em prática essas dicas hoje mesmo e tenha seu relaxamento tão merecido sem sair de casa! Para mais dicas de como transformar seu ambiente continue acompanhando nosso blog.