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5 dicas de móveis planejados para loja


Dicas 07 August 2019

Organizar as mercadorias, tornar o lugar mais atrativo e identificar a melhor forma de chamar a atenção do cliente é a rotina de milhares de lojistas. Mas você sabia que o mobiliário para lojas comerciais também pode ser utilizado como uma técnica de vendas? A disposição, escolha de cores e até mesmo o tipo de móvel são responsáveis por proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para o cliente fazer compras.

Pensando em otimizar as suas vendas, listamos 5 dicas de móveis planejados para loja, confira!

1. Personalidade

Antes de tudo, é necessário pensar na personalidade da marca. Os  móveis para lojas comerciais são uma oportunidade de mostrar ao consumidor a identidade e o profissionalismo da loja. A cor, acabamento e disposição dos móveis planejados demonstram ao consumidor a personalidade da loja, sendo responsáveis por atrair o público alvo desejado.

Os móveis planejados para lojas de alto padrão geralmente são de cores mais escuras e tons amadeirados, muitos possuem luz de led embutida direcionada para produtos específicos. Já lojas voltadas ao público infantil apresentam mobiliários mais coloridos.

2. Cores do mobiliário para lojas comerciais

Falando em cores, a escolha das cores dos móveis planejados para loja podem chamar a atenção do público alvo certo.

As cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) chamam muita atenção e por isso são indicadas para pequenas áreas promocionais ou comércio infantil.

Já as cores neutras (branco, preto e cinza) podem aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja, porque provocam a sensação de tranquilidade. Elas também são indicadas para lojas muito pequenas, já que criam a sensação de amplitude.

As cores frias (azul, roxo e verde) são mais utilizadas para comércios que envolvem a área de cuidados e saúde, como pet shops, farmácias e lojas de produtos naturais.

Lembre-se de brincar com a intensidade das cores, tonalidades escuras demonstram sobriedade e sofisticação, sendo indicadas para comércios que pretendem atingir o público de alto padrão, e as mais claras remetem a calmaria, sendo muito encontradas em espaços “zens”, gestantes e bebês.

3. Experiência de compra

Definir quais são os tipos de mobiliário para lojas que a sua loja terá é uma excelente forma de começar. Se você levar em consideração toda a experiência de compra e as necessidades do seu cliente, escolher o mobiliário não será complicado.

Por exemplo, se a sua loja oferece algum tipo de serviço e o consumidor precisa ficar aguardando, invista em cadeiras, sofás ou poltronas confortáveis.

Mas, se o seu comércio envolve mercadorias, é necessário pensar no tamanho dos produtos antes de decidir o tipo de mobiliário. Os móveis escolhidos devem atrair a atenção do consumidor para a mercadoria e por isso, aqueles que oferecem fácil visualização de produtos são os ideais.

Por exemplo, produtos pequenos precisam de menos espaço, no entanto, eles também precisam de mais destaque. Neste caso, o ideal seria investir em móveis planejados com prateleiras de fácil observação e iluminação focalizada.

4. Organização da loja

Ainda pensando na experiência de compra, os móveis planejados para loja devem ser distribuídos sem obstruir a passagem ou sobrecarregar os olhos do consumidor.

Deixe espaço para que os clientes se sintam à vontade para observar os produtos sem esbarrar em outras pessoas ou até mesmo derrubar outras mercadorias. Balcões e prateleiras precisam estar posicionados para deixar a circulação “fluir”.

Busque imaginar todos os passos do cliente dentro da sua loja, desde a necessidade de visualização dos produtos, até o momento do caixa. Por onde o cliente irá passar? Uma loja organizada e com boa distribuição do mobiliário proporciona uma experiência mais agradável para o consumidor.

Por exemplo, os móveis planejados para loja de roupas devem permitir que o consumidor manuseie os produtos com tranquilidade e que os vendedores possam reorganizá-las rapidamente nas prateleiras.

5. Produtos relacionados e impulsividade

Por último, mas não menos importante, os móveis planejados para loja devem ser utilizados para aperfeiçoar as técnicas de vendas com produtos relacionados, como deixar os vinhos e sacas-rolhas muito próximos. 

Ou acrescentar espelhos em lojas de acessórios, dessa forma os clientes conseguem experimentar os produtos e a chance de compra é muito maior. 

A área do caixa pode ser aproveitada para apresentar produtos menores e mais baratos, dessa forma, o cliente pode se interessar por um item e comprá-lo por impulso.

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